Saúde e Nutrição

Carne vermelha é menos saudável que a branca?

xxx


Muitas pessoas deixam de consumir carne vermelha porque ouvem que ela não é saudável. O Joaquim Barbosa nos perguntou se a carne vermelha é realmente menos saudável do que a branca.

A carne vermelha contém compostos que promovem a formação de substâncias N-nitrosas. Além disso o processo de cocção em altas temperaturas poderá conduzir a formação de outras substâncias chamadas aminas heterocílicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Pesquisas revelam que estas formações podem provocar alterações no DNA, levando formações de células malignas. As carnes brancas são, geralmente, menos gordurosas, sendo mais fáceis para o organismo digerir, por isso, acabam sendo uma opção melhor para o dia a dia.

Mas, claro, tudo na vida é o equilíbrio. Carnes vermelhas contêm vitaminas B3, B12, B6, ferro, zinco e selênio, que são importantes para a saúde. Por isso, não devemos cortar sua ingestão por completo, mas sim saber escolher qual corte de carne consumir e quantas vezes por semana. Minha recomendação para o consumo de carnes vermelhas é de 70 gramas por dia, chegando a, no máximo, 500 gramas por semana. Sempre indico escolher cortes mais magros, como o patinho ou o músculo.

Já as carnes processadas (presunto, mortadela, salsicha, peito de peru, salame, etc) contêm nitrito e nitratos conservantes que podem formar compostos cancerígenos e devem ser evitadas.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios