Saúde e Nutrição

Por que sentimos mais fome no inverno?

xxx

Essa onda de frio intenso pegou muita gente de surpresa, afinal, não estamos acostumados com temperaturas tão baixas num país tropical, não é mesmo? E, com certeza, o frio trouxe junto sua companheira fiel: a fome!

Provavelmente, desde que as temperaturas caíram você está sentindo mais fome. Já se perguntou o motivo disso?

Nosso organismo precisa manter a temperatura entre 36,5°C e 37°C e, para isso, gasta energia. Quando a temperatura externa diminui, ele precisa gastar mais energia para se manter aquecido, e, como essa energia vem do que comemos, sentimos mais fome. Assim, o aumento da fome em dias frios é considerado normal, bem como a vontade por alimentos quentes e mais calóricos.

Como passar por esse período em que precisamos de mais energia sem ganhar peso? A primeira coisa é se controlar, e não sair comendo tudo que estiver pela frente. Optar por refeições mais completas, que contenham carboidratos, proteínas, lipídios de boa qualidade e fibras.

É fundamental manter a hidratação, mesmo que o frio diminua a vontade de beber água. Uma ótima opção são os chás, que além de hidratar, ajudam a aquecer. E por mais que seja difícil sair da cama, praticar atividades físicas ajudam no controle do apetite.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em fitoterápicos, especializando em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios