Saúde e Nutrição

Exercício em excesso faz mal!

xxx

Se exercitar faz muito bem para o corpo e para a mente, isso não é segredo para ninguém. Mas, você sabia que exercícios físicos em excesso faz mal? Se exercitar em excesso pode ser considerado um distúrbio neuroendócrino (hipotálamo-hipofisário).

Esse distúrbio resulta do desequilíbrio entre a demanda do exercício e a capacidade funcional, podendo ser agravado por uma inadequada recuperação, acarretando decréscimo no desempenho desportivo e atlético, incidência de contusões, mudanças neuroendócrinas e imunológicas, alterações no estado de humor, fadiga constante, aumento da frequência cardíaca mesmo durante o sono, irritabilidade, insônia e enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros sintomas.

Outro resultado negativo do excesso é exercícios físicos é o contrário do desejado: em vez de aumentar a massa muscular, ele leva à perda dessa. Isso acontece porque a hipertrofia muscular (aumento do tamanho e volume dos músculos) ocorre através da combinação da musculação com o descanso. Durante o repouso ocorre uma melhora na oxigenação das células, o que auxilia a recuperação das fibras musculares.

O ideal é que os treinos de força (musculação) sejam intercalados, porque é preciso que o músculo descanse entre 24 e 48 horas. Então, se malhar pernas em um dia, malhe braço no outro. E não se esqueça de manter uma alimentação equilibrada, beber mutia água e dormir bem.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios