Notícias de saúde

Morcegos transmitem vírus misterioso

26 de novembro de 2012 (Bibliomed). O homem, de 60 anos, foi hospitalizado com pneumonia aguda e falência de rins. O paciente morreu, e o sequenciamento genético do vírus que causou seu óbito mostrou que esse era um novo vírus e que ele vinha de morcegos asiáticos.

“O vírus está relacionado mais proximamente a vírus encontrados em morcegos na Ásia, e não existem vírus humanos próximos dele. Assim, nós especulamos que ele vem de uma fonte animal”, explica o pesquisador Ron Fouchier, do Centro Médico Erasmus na Holanda.

Desde que esse caso foi documentado, mais duas pessoas foram infectadas: outro homem na Arábia Saudita e um inglês que visitava o Catar. Os pesquisadores testaram milhares de pessoas na Arábia Saudita e não encontraram traços de anticorpos para a doença, o que indica que o vírus começou a infectar humanos recentemente.

Os cientistas afirmam que é preciso compreender melhor o vírus e suas fontes. Os morcegos são reservatórios perigosos de doenças que podem acometer humanos, como a raiva. Acredita-se também que eles possam ter sido os hospedeiros iniciais de doenças como a Ebola e o Henipavirus.

A pesquisa foi publicada no periódico mBio.

Fonte: Live Science, 21 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários