Notícias de saúde

Pesquisadores encontram fraqueza da herpes que poderia levar a um tratamento

12 de novembro de 2012 (Bibliomed). Quando o vírus do herpes se espalha e cria as feridas típicas da condição na pele, ele passa por um estágio em que está vulnerável. De acordo com um novo estudo, este momento apresenta possibilidades de tratamento.

Pesquisadores observaram o vírus herpes simplex 1 (HSV-1), que infecta a maioria das pessoas quando elas estão passando pela infância. O vírus se esconde dentro de células nervosas e podem permanecer inativos durante anos.

O estudo mostra que apesar de milhares de partículas do vírus estarem inativas, apenas uma ou duas chegam até as células da pele, se multiplicando para outras células e criando a ferida.

Neste momento, a infecção estaria mais suscetível a tratamentos feitos com medicamentos, se estes existissem.

A pesquisa foi feita com células em laboratórios, portanto, mais estudos são necessários para analisar como isso acontece em animais. Ainda é cedo demais para que os pesquisadores saibam como isso poderia levar a um tratamento.

A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Princeton (EUA) e publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte: Live Science, 6 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários