Notícias de saúde

Hospitais verdes invadem o Brasil

10 de outubro de 2012 (Bibliomed). A organização First Care Without Harm – em português, saúde sem dano – está trazendo para o Brasil a iniciativa de implementação de uma rede de “hospitais verdes”. A proposta é que hospitais brasileiros se tornem sustentáveis, assumindo o compromisso de tratar resíduos, reduzir o consumo de água e de energia, reaproveitar água e iluminação naturais dentre outras medidas.

A rede Saúde Sem Dano foi criada em outubro de 2011, recebendo o apoio de organizações que representam mais de 3500 hospitais em todo o mundo. Para que um hospital possa se integrar à iniciativa ele precisa adotar pelo menos dois objetivos entre dez possibilidades.

De acordo com dados apresentados pela Associação Nacional de Hospitais Privados, a construção de empreendimentos “verdes” proporciona uma economia de 24% a 50% no uso de energia, cerca de 50% de economia do consumo de água e 70% da redução de resíduos sólidos produzidos.

Os dados mostram também que o hospital obtém outros benefícios, como a melhora de 20% do seu desempenho, antecipação de alta para pacientes, valorização do empreendimento e mais produtividade dos funcionários.

No Brasil, o primeiro hospital que se tornará parte da rede é o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), que conseguiu atingir algumas das metas definidas. Entre elas, o hospital decidiu banir o uso do mercúrio, substituindo instrumentos que tinham a substância por aparelhos digitais.

Atualmente, vinte e cindo hospitais aderiram à organização, dentre eles o Sírio Libanês, a rede Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o Amil, Santa Casa de São Paulo e Pró Saúde. O objetivo é que em dois anos 700 dos 7000 hospitais brasileiros sejam agregados.

Fonte: Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis (AGHVS), Saúde Web.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários