Notícias de saúde

Meninas negras podem sofrer mais com aumento de peso causado por estresse

25 de setembro de 2012 (Bibliomed).  Altos níveis de estresse podem interferir no peso corporal de meninas, mas o impacto pode ser maior sobre as meninas negras. Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a prevalência da obesidade em populações negras é 50% maior do que na população branca, e esse fato, que começa na infância, tem seus maiores índices na adolescência.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 2.379 meninas a partir dos dez anos de idade e as acompanharam durante dez anos. Eles analisaram a prevalência do sobrepeso e da obesidade, além do estresse psicológico sofrido durante o período da pesquisa.

O estudo, publicado na revista Annals of Behavioral Medicine, mostrou que as meninas negras apresentavam maior sobrepeso ou obesidade do que as meninas brancas. Contudo, os níveis de estresse crônico previram maior peso em ambos os grupos.

Segundo os pesquisadores, o estudo mostra que o estresse crônico interfere na massa corporal das meninas, especialmente naquelas pertencentes à população negra, o que indica a necessidade de campanhas de prevenção voltadas para esse grupo.

Fonte: UPI, 21 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários