Notícias de saúde

Críticas no Trabalho Podem Provocar Dor nas Costas

NOVA YORK (Reuters Health) - Críticas no trabalho podem fazer mal às costas e ao estado de espírito das pessoas, informaram pesquisadores. Eles descobriram que os funcionários que são submetidos a críticas quando realizam tarefas físicas no trabalho podem ser mais propensos a sofrer lesões.

A equipe de Willian Marras e Catherine Heaney, da Universidade do Estado de Ohio, em Columbus, avaliou 25 voluntários que eram estudantes universitários.

Os estudantes, usando um aparelho que monitorou os movimentos e mediu o estresse na região da coluna, foram solicitados a levantar uma caixa de 11,5 Kg em diferentes circunstâncias emocionais. O trabalho foi publicado na edição de 1o de dezembro da publicação Spine.

Durante a primeira sessão, os estudantes foram estimulados pelos pesquisadores com expressões como "Bom trabalho!" e "Vamos nessa". Depois, os estudantes foram levados a acreditar que não estavam levantando o peso corretamente e foram criticados com declarações como "você pode fazer melhor" e "o que aconteceu?".

Depois de cada levantamento, foram registradas as medidas da pressão sanguínea e da frequência cardíaca dos estudantes. Os estudantes, exceto dois, tiveram um aumento da pressão sanguínea durante a segunda metade do experimento, sugerindo que estavam estressados.

Segundo os pesquisadores, os estudantes introvertidos tiveram um aumento da compressão na coluna de 14 por cento e nas laterais na coluna de 27 por cento durante os comentários negativos.

Por outro lado, os extrovertidos foram pouco influenciados pelos comentários negativos, "... enquanto os introvertidos mudaram a formas de usar os músculos e o ato de levantar o peso se tornou muito mais estressante mecanicamente", observou Marras em declaração divulgada pela universidade.

"Algumas vezes, o trabalho não exige muita força física, mas sim psicológica", declarou Heaney. "Verificamos que o estresse psicológico parece ampliar as exigências físicas para certos tipos de personalidades", conclui a pesquisadora.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários