Notícias de saúde

Consumo de álcool na gestação pode afetar aprendizado do feto

20 de setembro de 2012 (Bibliomed). O consumo de álcool durante a gestação pode complicar o processo de aprendizado do bebê antes mesmo de ele nascer. De acordo com um novo estudo, o álcool tem efeitos no feto que comprometem sua habilidade de aprender durante o período em que ele permanece no útero.

No estudo, pesquisadores mediram o tempo que levava para que fetos se acostumassem com um barulho repetido. Esse processo representa uma forma básica de aprendizado.

Os fetos de mães que bebiam níveis elevados de álcool durante a gravidez demoraram mais para se acostumarem com o som do que fetos de mães que não consumiam bebidas alcoólicas.

Os resultados encontrados pelos pesquisadores mostraram que o álcool pode afetar a forma como o cérebro dos fetos funciona, apesar de a exposição a essa substância ter efeitos variados em bebês. Enquanto algumas crianças não demonstram qualquer tipo de problema, outras mostram déficits de aprendizado e de desenvolvimento.

“Ao identificar a presença de problemas induzidos pelo álcool antes do nascimento, será possível implementar melhores estratégias de abordagem bem mais cedo e melhorar resultados”, explica o pesquisador Peter Hepper, da Queen’s University of Belfast, na Irlanda.

O estudo será publicado na edição de dezembro do periódico Alcoholism: Clinical & Experimental Research.

Fonte: Live Science, 14 de setembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários