Notícias de saúde

Brilho nos olhos de crianças pode revelar câncer

19 de setembro de 2012 (Bibliomed).   O retinoblastoma é um tipo de câncer que se desenvolve na retina e se manifesta nos primeiros anos de vida da criança. Pode acometer dois olhos ou apenas um deles e, na maioria dos casos, é uma doença curável.

De acordo com dados de 2010 do INCA – Instituto Nacional do Câncer, a incidência do retinoblastoma no Brasil em crianças menores de quatro anos é o dobro da registrada na Europa e nos Estados Unidos, onde surgem entre 10 e 12 casos de câncer ocular para cada milhão de habitantes.

O reconhecimento dos primeiros sinais da doença é determinante para o sucesso do tratamento. A prática de uma medida simples por pais ou responsáveis pode ajudar na possível identificação precoce da existência da doença. Ao tirar uma foto do rosto da criança usando flash deve-se ficar atento ao aparecimento de manchas brancas nos olhos. Caso isso ocorra, um médico deverá ser procurado para a verificação e confirmação do quadro. Nos olhos saudáveis a exposição à luz artificial retornará sempre um reflexo vermelho. Outros sintomas que podem caracterizar o retinoblastoma são: baixa visão, estrabismo e deformação do globo ocular.

É importante ressaltar que somente um médico poderá confirmar qualquer suspeita através de exames específicos. Além disso, é importante manter em dia a rotina de consultas oftalmológicas a partir do nascimento da criança.

Fonte: Apoio Comunicação + Marketing. Press release. 18 de setembro de 2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários