Notícias de saúde

Adversidades na infância aumentam risco de envelhecimento precoce

17 de outubro de 2022 (Bibliomed). O envelhecimento acelerado torna os adultos mais vulneráveis às doenças crônicas e à morte. Permanece desconhecido se a adversidade na infância está associada a processos de envelhecimento acelerados e até que ponto o estilo de vida interfere nesta associação.

Estudo examinou as associações de adversidade na infância com uma medida fenotípica de envelhecimento e o papel do estilo de vida não saudável na mediação dessas associações.

Neste estudo de coorte de 127.495 adultos de 40 a 69 anos no Biobank do Reino Unido, a adversidade na infância foi significativamente associada à aceleração do envelhecimento fenotípico, e o estilo de vida não saudável mediou parcialmente as associações de 11,8% a 42,1%.

Esses achados revelam um caminho da adversidade infantil para a saúde na juventude e entre adultos jovens por meio do estilo de vida modificável e ressaltam o potencial de mais estratégias psicológicas além das intervenções no estilo de vida para promover o envelhecimento saudável.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.30690.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários