Notícias de saúde

Veja as dicas da ciência para ter um casamento bem sucedido

21 de agosto de 2012 (Bibliomed). A literatura médica possui diversos estudos que abordam o casamento e tentam entender o que faz com que o relacionamento funcione ou acabe. Veja abaixo algumas dicas derivadas de pesquisas feitas sobre o tema:

Se case com alguém que tem gastos financeiros semelhantes aos seus - pessoas que preferem poupar dinheiro terão problemas ao administrar as finanças da casa com uma esposa ou marido que gasta demais.

Faça muito sexo - especialmente se seu parceiro for neurótico. Pessoas que possuem esse tipo de personalidade enfrentam mudanças repentinas de humor, preocupações constantes e se magoam facilmente. Porém, neuróticos que fazem muito sexo com seus parceiros são tão felizes em seus casamentos quanto pessoas que não lidam com essa questão. Além disso, pesquisas mostram que a qualidade do sexo melhora com o tempo e a idade do casal, aumentando os níveis de satisfação do casal.

Diga “obrigado” e “nós” – é importante para a pessoa saber que o parceiro é grato por gestos ou favores, e por isso a palavra “obrigado” tem um significado tão forte nesse contexto. A palavra “nós” também aumenta a satisfação do casal. Uma pesquisa feita com casais na terceira idade mostrou que pessoas que usavam palavras como “nós” e “nosso” mostravam mais afeição e menos sentimentos negativos.

Trabalhe duro – relacionamentos são difíceis e exigem dedicação. Pesquisadores realizaram um estudo com casais que estavam casados a mais de 20 anos e descobriram que o segredo de casamentos longos e bem sucedidos é o esforço em mantê-lo funcionando. Essas pessoas cuidam do relacionamento e conseguem resolver conflitos de forma suave.

A busca por novas experiências podem manter o frescor da relação e a dedicação reforça o amor romântico e a paixão que um sente pelo outro. Dessa forma, ficar ao lado do outro pode ser mais tranquilo e prazeroso, e o casamento pode ser longo e feliz.

Fonte: Live Science, 10 de maio de 2011

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários