Notícias de saúde

Sorrir é um santo remédio, especialmente para o coração

03 de agosto de 2012 (Bibliomed). Pessoas que sorriem com frequência, mesmo quando não se sentem felizes ou estão estressadas, podem estar protegendo seu coração. Segundo estudo da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, essas pessoas têm os níveis de batimentos cardíacos mais estáveis.

O estudo envolveu 169 participantes e se deu em duas fases. A primeira consistiu em um treinamento no qual os voluntários foram divididos em três grupos e cada grupo foi treinado para manter uma expressão facial diferente.

A segunda fase consistiu em testes nos quais os participantes foram convidados a trabalhar em atividades variadas, que foram especialmente planejadas para serem estressantes. Comparados aos participantes que tinham expressões faciais neutras, os voluntários que foram instruídos a sorrir apresentaram níveis mais baixos de frequência cardíaca após a recuperação das tarefas estressantes.

Com isso, os pesquisadores recomendam que as pessoas tentem ao máximo manter um sorriso no rosto, mesmo em situações estressantes, pois isso pode ajudar a controlar a situação psicológica e fisicamente.

O estudo foi publicado na revista Psychological Science.

Fonte: UPI, 31 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários