Notícias de saúde

Poluição aumenta risco de aterosclerose mesmo com dieta saudável

20 de julho de 2012 (Bibliomed). A exposição à poluição atmosférica em grandes centros urbanos durante a gestação ou logo após o nascimento aumenta o risco de desenvolvimento de aterosclerose em pessoas predispostas à doença. O fator mais alarmante é que, mesmo que esses indivíduos adotem uma dieta saudável, com baixo teor de gordura, o risco continua sendo alto.

A aterosclerose é uma doença inflamatória na qual ocorre o enrijecimento e a obstrução dos vasos sanguíneos devido à formação de placas de gordura em suas paredes. Com o passar dos anos, se não tratada, a aterosclerose pode causar problemas como infarto, trombose e acidente vascular cerebral (AVC).

A coordenadora do estudo, Mariana Matera Veras, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP) explica que diversos estudos apontam a poluição como um fator de risco para a aterosclerose, mas, segundo a literatura científica, isso ocorreria se os indivíduos predispostos recebessem uma dieta rica em gordura. Segundo a pesquisadora, o mais surpreendente da pesquisa é o fato de que os animais expostos à poluição tiveram o risco aumentado para a doença mesmo com uma dieta pobre em gordura.

A pesquisa foi realizada com camundongos geneticamente modificados para o desenvolvimento da aterosclerose. Naqueles que receberam dieta rica em gordura o efeito da poluição dou menos importante do que o da alimentação. Já nos animais que seguiram uma dieta balanceada, aqueles que foram expostos à poluição durante a gestação apresentaram placa aterosclerótica três vezes maior do que no grupo de controle.

Nos camundongos que foram expostos à poluição apenas após o nascimento, a placa foi sete vezes maior, e naqueles expostos a poluentes durante a gestação e após o nascimento, o aumento foi de 13 vezes.

Segundo a pesquisadora, os dados indicam que a poluição funciona como um fator de modificação do ambiente uterino, fazendo com que esses animais nasçam com maior risco para aterosclerose, mesmo adotando dieta balanceada e vivendo em um lugar com ar puro após o nascimento.

Agência Fapesp, 17 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários