Notícias de saúde

Mortalidade infantil pode ser reduzida com melhor atendimento à saúde

17 de julho de 2012 (Bibliomed). Segundo pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a mortalidade infantil poderia ser reduzida se as mulheres em idade fértil pertencentes a grupos minoritários tivessem melhor acesso aos cuidados de saúde.

Os pesquisadores estimaram a prevalência de cinco fatores de risco para as complicações obstétricas em mais de 54.600 mulheres com idades entre 18 e 44 anos.  Os resultados mostraram que mais da metade das mulheres tiveram pelo menos um fator de risco e quase 20% tinham dois ou mais fatores.

As taxas de mortalidade infantil entre os negros não-hispânicos e outras minorias são muito mais elevadas do que para brancos não-hispânicos. De acordo com os pesquisadores, oferecer melhores condições de saúde para as mulheres é uma estratégia promissora para reduzir as disparidades raciais em saúde reprodutiva.

Os pesquisadores dizem que essas condições poderiam incluir a redução de fatores de risco comportamentais, tais como obesidade, tabagismo e consumo excessivo de alimentos e bebidas alcoólicas, além de envolver um maior acesso aos cuidados preventivos e aconselhamento reprodutivo.

O estudo foi publicado no Journal of Women's Health.

Fonte: UPI, 14 de julho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários