Notícias de saúde
04 de julho de 2012 (Bibliomed). O consumo de café pode ajudar na redução de riscos de carcinoma basocelular, a forma mais comum de câncer de pele.
A literatura médica mostra que a ingestão de café traz benefícios para o organismo, como a redução de risco de desenvolvimento de depressão, combate ao declínio cognitivo e prevenção contra doenças como o Mal de Azheimer, Parkinson e diabetes tipo 2.
Porém, de acordo com os pesquisadores, a população não deve mudar seus hábitos de consumo devido ao estudo. “Nossos dados indicam que o quão mais cafeinado for o café que você toma, menor será o seu risco de desenvolver carcinoma basocelular. Mas eu não recomendaria que você aumentasse o seu consumo de café com base apenas nesses dados”, explica Jiali Han, professor da Escola de Medicina de Harvard.
“Esses resultados realmente sugerem que é a cafeína no café que é responsável pelo menor risco de carcinoma basocelular associado ao aumento do consumo de café. Isso seria consistente com dados publicados de ratos de laboratório, o que indica que a cafeína pode bloquear a formação de tumores de pele. Porém, mais estudos em coorte de base populacional e estudos mecanísticos adicionais serão necessários antes que possamos dizer isso definitivamente”, completa.
A pesquisa foi publicada no periódico Cancer Reserach.
Fonte: Live Science, 2 de julho de 2012
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também