Notícias de saúde

Um em cada cinco brasileiros sofreu agressões físicas regulares quando crianças

02 de julho de 2012 (Bibliomed). Em pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que um em cada cinco brasileiros sofreu violência física regular enquanto crianças.

Dados levantados em 11 capitais brasileiras revelaram que mais de 70% dos 4.025 entrevistados apanharam quando crianças. Para 20% deles, a punição física ocorreu de forma regular – uma vez por semana ou mais.

Segundo o estudo, castigos físicos que utilizam vara, cinto, pedaço de pau e outros objetos capazes de provocar danos graves foram mais frequentes do que a palmada, principalmente entre aqueles que disseram apanhar quase todos os dias.

Para Nancy Cardia, vice-coordenadora do NEV, o objetivo do estudo foi examinar como a exposição à violência afeta as atitudes, normas e valores dos cidadãos em relação à violência, aos direitos humanos e às instituições encarregadas de garantir a segurança.

A pesquisadora diz que é possível perceber que as vítimas de violência grave na infância estão mais sujeitas a serem vítimas de violência ao longo de toda a vida. A explicação mais plausível para esse fato, segundo a Cardia, é que as vítimas de punição corporal abusiva na infância têm maior probabilidade de adotar a violência como linguagem ao lidar com situações do cotidiano.

Nancy explica que a criança vítima de violência entende que essa é uma opção legítima e que pode utilizá-la como opção em momentos de conflitos. Ao agredir, a criança pode tornar-se, também, vítima de agressão.

Além disso, adultos que apanharam quando crianças tendem a adotar a mesma prática com seus filhos quando esses assumem comportamentos considerados por eles como inadequados. Esses pais esperavam, também, que seus filhos respondessem com violência caso fossem vítimas de agressão física na escola. Segundo os pesquisadores, os dados sugerem um ciclo perverso de uso de força física que precisa ser combatido.

Fonte: Agência Fapesp, 29 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários