Notícias de saúde

Fortalecer as coxas ajuda a proteger os joelhos

22 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Pessoas que têm coxas fortes parecem ter menos probabilidade de necessitar de uma substituição total do joelho. No entanto, não está claro se as pessoas se beneficiam mais de músculos extensores mais fortes, como o quadríceps, que estendem a perna, ou de músculos flexores mais fortes, como os isquiotibiais, que dobram a perna.

Os quadríceps estão localizados na parte frontal da coxa. Eles são o grupo muscular mais forte do corpo e são essenciais para a marcha de uma pessoa. Os isquiotibiais ficam na parte posterior da coxa e são igualmente essenciais para a atividade física.

Para o estudo, os pesquisadores University of California-San Francisco School of Medicine, nos Estados Unidos, avaliaram os músculos da coxa de 134 participantes da Osteoarthritis Initiative, um estudo nacional patrocinado pelos Institutos Nacionais de Saúde. Eles compararam 67 pacientes que foram submetidos à substituição total de um único joelho com 67 outras pessoas que não haviam feito uma substituição do joelho, todos pareados por variáveis como idade e sexo.

A análise de Inteligência Artificial das ressonâncias magnéticas do joelho dos participantes revelou que uma maior proporção entre o volume do quadríceps e os isquiotibiais estava significativamente associada a menores chances de substituição total do joelho. Volumes maiores de isquiotibiais e grácil - um músculo longo e fino na parte interna da coxa - também foram associados a menores chances de substituição do joelho.

Segundo os autores, os resultados sugerem que programas de treinamento focados na força dos quadríceps em relação aos isquiotibiais podem ser benéficos.

Fonte: 2023 Radiological Society of North America's Annual Meeting.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários