Notícias de saúde

Macacos Podem Ajudar na Descoberta de Vacina Contra Aids

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - Cientistas descobriram como um vírus de macacos similar ao HIV engana dribla o sistema imunológico nas primeiras semanas de infecção, uma descoberta que, segundo eles, pode levar ao desenvolvimento de uma nova vacina contra Aids.

O HIV, que causa Aids, é particularmente hábil, pois sua capacidade de replicação e mutação é tão veloz que ele consegue obter vantagens sobre os mecanismos de defesa do organismo.

O SIV, um vírus que ocorre em primatas, é muito parecido com o HIV, no entanto, ele infecta macacos muito mais rápido do que seu correspondente humano.

Cientistas da Universidade de Wisconsin e do Centro de Pesquisa de Primatas Regional de Wisconsin, em Madison, demonstraram que, em macacos, o SIV evita uma resposta imunológica maciça precoce através da replicação e mutação em uma nova variante.

A nova cepa não é reconhecida pelas células T enviadas pelo sistema imunológico do organismo para destruir o vírus inicial.

"O que descobrimos é que no curso de uma infecção normal existe um organismo até aqui desconhecido e uma resposta maciça e inesperada de células T na fase aguda da infecção", disse David Watkins, um dos pesquisadores.

"Estes resultados mostram que pessoas infectadas produzem respostas imunológicas que o vírus não pode tolerar. O desafio será imitar estas respostas em uma vacina contra o HIV", acrescentou Watkins.

Drogas podem prolongar a vida de pacientes com Aids, no entanto, especialistas acreditam que a única maneira de combater a pandemia que já matou 19 milhões de pessoas é uma vacina. Existem mais de 70 vacinas contra Aids em vários estágios de desenvolvimento e testes em todo o mundo.

Os cientistas, cuja pesquisa foi publicada na edição de quarta-feira da revista Nature, descobriram que a mudança no vírus ocorre na região de uma proteína viral chamada TAT, que pode ser um alvo importante para uma nova vacina contra Aids.

"Esta é a primeira evidência direta real de que a resposta imunológica importante que está controlando o vírus é esta resposta da célula T", explicou Watkins.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários