Notícias de saúde

Ronco pode estar ligado ao risco de morte por câncer

22 de maio de 2012 (Bibliomed). O ronco é um dos principais sintomas de distúrbios respiratórios do sono e pode estar ligado à morte por câncer. Pesquisa da University of Wisconsin School of Medicine and Public Health mostrou que pacientes com respiração desordenada grave durante o sono tinham quase cinco vezes mais probabilidade de morrer devido a tumores do que aqueles que apresentavam respiração regular.

De acordo com os pesquisadores, essa ligação pode acontecer devido a problemas respiratórios, causando um suprimento inadequado de oxigênio (hipóxia intermitente) ou falta de oxigênio, o que resultou no crescimento dos tumores em ratos com câncer de pele.

A falta de oxigênio pode estimular a angiogênese (geração de vasos sanguíneos que alimentam tumores). Os pesquisadores utilizaram dados de estudos que envolveram 1.522 pessoas com problemas de sono.

As análises mostraram que aqueles com respiração desordenada leve tinham 0,1 mais vezes chances de morrer de câncer do que aqueles sem distúrbios respiratórios. Em pessoas com distúrbios moderados, essa chance dobrava, e, naqueles pacientes cujo grau de dificuldade respiratória era grave, o risco de morte por câncer aumentou para 4,8 vezes.

Os resultados deste estudo foram apresentados na conferência da Sociedade Torácica Americana e serão publicados no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

Fonte: UPI, 20 de maio de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários