Notícias de saúde

Dietas desintoxicantes podem causar danos à saúde

03 de maio de 2012 (Bibliomed). A cada estação surgem novas dietas que prometem fazer milagre para aquelas pessoas que buscam o corpo “ideal”. Nesse cenário surgem as chamadas dietas “detox”, que prometem desintoxicar o organismo através da ingestão de chás e sucos com propriedades diuréticas ou laxantes.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem, ou não levam em consideração, são os riscos desse tipo de dieta para a função renal. Ingerir líquido em excesso pode sobrecarregar os rins e diminuir os níveis de sais minerais do organismo, especialmente em pessoas que já apresentam algum tipo de complicação renal.

De acordo com especialistas, pacientes que já apresentam algum problema renal devem procurar se hidratar com água pura, evitando bebidas com propriedades diuréticas ou laxantes. Pessoas que precisam se submeter à hemodiálise devem ter a quantidade de líquido controlada, logo, devem evitar esse tipo de dieta.

Os médicos alertam que uma dieta errada em pacientes renais pode agravar o quadro da doença e ainda fazer surgir outras. As dietas “detox” podem prejudicar as pessoas com problemas renais e não acrescenta benefícios às pessoas com função renal normal. Além disso, a dieta pode ter efeito contrário em longo prazo e provocar danos nos rins.

Fonte: Sociedade Gaúcha de Nefrologia, PlayPress Assessoria de Imprensa, 30 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários