Notícias de saúde

Suplementos de ômega-3 podem reduzir a dor muscular após os exercícios

15 de abril de 2021 (Bibliomed). O dano muscular induzido pelo exercício resulta em inflamação muscular transitória, perda de força, dor muscular e pode levar a que o indivíduo venha, a seguir, a evitar a prática de exercícios. A suplementação com ômega-3 (n-3) poderia minimizar o dano muscular induzido pelo exercício por meio de suas propriedades anti-inflamatórias; no entanto, sua eficácia permanece obscura.

Estudos anteriores analisaram o efeito dos óleos de peixe ômega-3 na recuperação de danos musculares e inflamação muscular após o exercício. Embora as evidências sejam contraditórias, foi demonstrado que a ingestão continuada de ômega-3 na dieta pode levar a pequenos ganhos na recuperação para atletas após exercícios intensos, e possivelmente, também a pequenos ganhos no desempenho de exercícios.

Em novo estudo, publicado na revista Journal of the International Society of Sports Nutrition, os pesquisadores deram às pessoas cápsulas de ômega-3 três vezes ao dia durante quatro semanas, ou um placebo correspondente, para aumentar seus níveis. Em seguida, eles participaram de um programa de exercícios muito intenso com o objetivo de causar fortes dores musculares e danos musculares fisiologicamente seguros.

Homens saudáveis (n=14, com idades de 25,07 ± 4,05 anos) foram randomizados para suplementação de 3 g/dia de ômega-3 (N-3, n=7) ou placebo (PLA, n=7). Após 4 semanas de suplementação, foi realizado um protocolo de corrida em declive (60 min, 65% V2O2max, - gradiente de 10%). Exames de creatina quinase (CK), interleucina (IL) -6 e fator de necrose tumoral (TNF) -a, a avaliação da dor muscular percebida, da contração isométrica voluntária máxima (CIVM) e da potência de pico foram realizados pré, pós e 24, 48 e 72 h pós -exercício.

Os pesquisadores então mediram os níveis sanguíneos de marcadores de inflamação e dano muscular, dor física e a capacidade dos participantes de fazer contrações musculares vigorosas todos os dias durante os três dias seguintes. Eles verificaram existir uma menor resposta inflamatória e diminuição do dano muscular após o exercício no grupo de óleo de peixe. No entanto, o ômega-3 não pareceu alterar a quantidade de redução de força em futuras contrações musculares, sugerindo que a suplementação de ômega-3 teve impacto limitado na função muscular, recuperação e desempenho subsequente, mas reduziu a dor que os participantes sentiram

Fonte: Journal of the International Society of Sports Nutrition. DOI: 10.1186/s12970-020-00405-1.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários