Notícias de saúde

Gordura tem percepção negativa entre crianças

19 de abril de 2012 (Bibliomed). Pesquisa canadense mostra que crianças em idade pré-escolar têm percepção negativa de seus coleguinhas acima do peso ou obesos. Segundo os cientistas, as crianças tendem a considerar que seus companheiros acima do peso não são legais.

"A percepção que uma criança tem da imagem corporal é influenciada por muitos fatores, embora ainda não haja muita pesquisa nesta área com crianças muito pequenas," disse Wei Su, coordenadora do estudo.

A pesquisa foi realizada com crianças cujas idades variavam de dois anos e meio a cinco anos, que ouviram quatro histórias, sobre duas meninas e dois meninos. Cada história tinha um personagem simpático e outro malvado. Após ouvirem as narrativas, foi apresentada aos pequenos uma ilustração de dois personagens, um magro e um obeso. Os dois não tinham nenhuma expressão fácil.

Quando questionados sobre qual eles achavam que era o personagem malvado, o gordo foi considerado como o mau por 44% das crianças em todas as histórias. Quanto mais velhas as crianças ficavam, maior foi a probabilidade de ela considerar o obeso como o mau.

Segundo os pesquisadores, pais e educadores não devem projetar suas ideias sobre imagem corporal para as crianças, e incentivar sempre o convívio com o que é diferente.

Fonte: Diário da Saúde, 18 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários