Notícias de saúde

Yoga pode ser benéfica para bebês

29 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). A yoga já mostrou ser positiva em diversos aspectos para adultos. Agora, adeptos da prática afirmam que bebês também podem extrair diversos benefícios desse exercício.

De acordo com Helen Garabedian, dona de um estúdio de yoga para bebês e crianças nos Estados Unidos, esse tipo de exercício é completamente seguro para eles e ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e da formação dos músculos e nervos. Ela também afirma que as aulas estreitam os laços entre o adulto e seu filho.

Assim como a yoga ajuda adultos a se tornarem mais cientes de seus corpos, ela faz com que os pais entrem em sintonia com o bebê, sabendo reconhecer melhor suas vontades e necessidades. Garabedian oferece aulas em seu estúdio para crianças acima de 6 meses de idade.

Porém, médicos alertam que na realidade, qualquer movimento é benéfico para bebês. Movimentos guiados pelos pais estimulam a criança, e pais que dedicam tempo a colocar seu filho em diferentes posições estão aumentando a força e o desenvolvimento do bebê, isso acontecendo durante uma aula de yoga ou não.

Existem poucas pesquisas que abordam o assunto, mas alguns estudos apontam que massagens podem ser muito beneficiais para crianças, e a yoga, sendo uma forma de automassagem, ofereceria esses pontos positivos.

A prática deve ser realizada com cuidado. O quanto mais nova for a criança, menores e mais lentos os movimentos devem ser. Cuidados com o apoio da cabeça e com a extensão dos músculos também devem ser levados em conta.

Mais pesquisas são necessárias para que os benefícios da yoga para bebês sejam confirmados.

Fonte: Live Science 27 de fevereiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários