Notícias de saúde

Pesquisa indica idade gestacional adequada para segundo parto pós cesariana

13 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Estudo apresentado no encontro anual da Society for Maternal-Fetal Medicine's, mostra que para mulheres que já se submeteram a uma cesariana, a idade gestacional adequada para o parto é 39 semanas. Segundo os pesquisadores, após esse período a mãe e a criança passam a correr riscos.

"Estudos anteriores compararam os riscos perinatais de parto eletivo de 37 a 41 semanas de gestação, mas não avaliaram o risco em um período específico”, diz Giuseppe Chiossi, coordenador da pesquisa realizada no Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development. “Nós queríamos comparar os riscos da cesariana eletiva em cada idade gestacional a partir da 37ª semana com os riscos cumulativos maternos e neonatais nessa idade gestacional”, explica.

O estudo mostrou que a repetição de cesariana eletiva em idade gestacional maior foi associada a taxas significativamente mais baixas de compostos nocivos nos resultados neonatais. Na 39ª semana, esses índices foram menores do que nas 37ª e 38ª semanas. Além disso, os resultados adversos neonatais foram significativamente mais frequentes em gestações superiores a 39 semanas.

Os resultados maternos foram melhores com a gravidez mais longa, apresentando indicadores mais elevados a partir da 39ª semana de gestação quando comparados a cesariana eletiva na 37ª e 38ª semanas. Após 39 semanas, os resultados maternos também apresentaram queda.

Fonte: EurekAlert!, 10 de fevereiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários