Notícias de saúde

Gravidez após 50: pode dar certo?

07 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Está aumentando o número de casos de mulheres que decidiram engravidar após os 50 anos de idade. Através da fertilização in-vitro, feita com óvulos doados por mulheres mais jovens, a gravidez após a menopausa se torna possível. O procedimento pode parecer arriscado, mas de acordo com um novo estudo americano, os riscos não são tão grandes assim.

O estudo, desenvolvido na Universidade de Columbia, acompanhou 101 mulheres acima de 50 anos que engravidaram através de óvulos doados. Os resultados encontrados mostraram que essas mulheres não correram mais riscos do que mulheres mais jovens cujas gestações foram induzidas da mesma forma. As taxas de complicações (como diabetes gestacional e partos prematuros) entre mulheres com 50 e 40 anos foram semelhantes.

O pesquisador Mark Sauer afirma que os resultados foram surpreendentes, por mostrarem que essas mulheres em idade avançada tiveram bons resultados em suas gestações. Mas ele ressalta que isso pode ocorrer porque elas receberam bons cuidados médicos e estavam altamente motivadas.

Geralmente, mulheres que decidem seguir esse caminho são inteligentes, com alto nível de educação e com estabilidade financeira. Além disso, o pesquisador afirma que o útero é um órgão que muda muito pouco com a idade. Com o tratamento adequado de hormônios, o útero de uma mulher de meia idade pode nutrir um feto em crescimento.

O novo estudo fornece mais informações e segurança a médicos que estão oferecendo uma opção reprodutiva a mulheres mais velhas. Porém, antes de iniciar o processo da fertilização é importante assegurar que a mulher tenha um bom sistema de apoio familiar, que garanta que a criança tenha a quem recorrer caso a mãe venha a falecer.

A pesquisa foi publicada na edição de fevereiro do periódico American Journal of Perinatology.

Fonte: Live Science 3 de fevereiro de 2012

 

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários