Notícias de saúde

Ingestão de açúcar durante a gestação pode causar alergias e asma nos bebês

04 de agosto de 2017 (Bibliomed). A ingestão elevada de alimentos e bebidas ricos em açúcar durante a gravidez pode contribuir para o desenvolvimento de asma e alergias na prole, de acordo com pesquisa publicada na edição de julho do periódico European Respiratory Journal.

O estudo incluiu 8.956 pares mãe-filho na Grã-Bretanha. As crianças foram avaliadas aos sete anos de idade para alergias comuns, como ácaros, gatos e capim.

Os pesquisadores descobriram que as crianças nascidas de 20% das mães com maior consumo de açúcar durante a gravidez eram 38% mais propensas a terem uma alergia aos sete anos e 73% mais probabilidades de ter duas ou mais alergias. Em comparação com as crianças nascidas de mulheres na categoria mais baixa de consumo de açúcar, essas crianças também tiveram o dobro das probabilidades de asma alérgica.

Assim, concluiu-se que uma maior ingestão materna de açúcar livre durante a gravidez pode aumentar o risco de atopia e asma atópica na prole. Dado os níveis muito elevados de consumo de açúcar atualmente no Ocidente, onde a alergia e a asma da infância são tão prevalentes, a confirmação de um vínculo causal levaria perspectivas para a prevenção primária desses transtornos.

Fonte: European Respiratory Journal 2017 50: 1700073; DOI: 10.1183/13993003.00073-2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários