Notícias de saúde

Brasil Lidera Casos de Dengue na América Latina

WASHINGTON (Reuters) - O Brasil lidera a lista de países da América Latina com mais casos de dengue registrados em 2000, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). "Até a presente data no ano 2000, foram registrados mais de 249.000 casos de dengue nas Américas, incluindo 2.657 casos de dengue hemorrágica", informou a Opas em um comunicado que foi divulgado na terça-feira.

De acordo com dados da organização, o Brasil lidera a lista, com 171.831 casos, seguido do Paraguai, com 24.282 casos, e do Equador, com 12.802 casos. Logo depois vêm a Venezuela (11.801) e a Colômbia (10.934)

Pelo menos "32 pessoas morreram em vários países do hemisfério, incluindo El Salvador, onde foi declarada emergência nacional por causa da dengue", segundo o organismo.

"Honduras também declarou um alerta devido à dengue", informou a Opas.

Devido a essa situação, a Opas afirmou que está apoiando os governos dos países atingidos pela doença com "a compra de inseticidas e suprimentos para combater o mosquito 'Aedes aegypti', transmissor da doença", além de produzir "material informativo para as populações afetadas".

Segundo o diretor da Divisão de Doenças Transmissíveis da Opas, doutor Stephen Corber, a dengue é "basicamente um problema de saneamento básico". "Com pouco ou nenhum gasto, os membros de cada unidade familiar podem eliminar facilmente o problema ...", acrescentou o diretor, que é citado no comunicado.

O médico Stephen Corber, médico citado no comunicado, avaliou, no entanto, que a grande dificuldade é "encontrar maneiras de transferir à comunidade a responsabilidade, a capacidade e a motivação para prevenir e controlar a dengue".

"Se as pessoas eliminam locais de reprodução de mosquitos, como potes de água, pneus velhos e outros recipientes, a incidência da doença será reduzida", acrescentou Corber.

Ele destacou ainda que "estudantes e adolescentes devem somar seu entusiasmo e seu interesse pelo meio ambiente a este esforço para garantir que as ações sejam mantidas e não só nas emergências".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários