Notícias de saúde

Para emagrecer, preste atenção aos sinais do seu corpo

14 de dezembro de 2011 (Bibliomed). Para emagrecer com saúde e manter o peso perdido não é preciso apenas seguir uma dieta. Deve ocorrer uma mudança de hábitos, e uma nova pesquisa demonstra a importância disso. De acordo com pesquisadores da Universidade Elissa Epel (EUA), aprender técnicas de redução de estresse e alimentação consciente pode ajudar na prevenção do ganho de peso, mesmo sem regimes.

Um grupo de 47 mulheres cronicamente estressadas e obesas participou do estudo. 24 das participantes foram designadas a um grupo de treino de consciência e prática. As outras mulheres participaram como grupo controle. Nenhuma delas recebeu dietas, mas todas participaram de uma seção onde receberam informações sobre alimentação saudável e exercícios.

Os treinos dos quais o primeiro grupo participou incluíam nove seções semanais de 2,5 horas, onde as mulheres aprenderam a controlar seu estresse e a comerem conscientemente, usando sinais corporais para identificar sensações de fome, saciedade e satisfação de gosto.

Na sexta semana do programa da pesquisa, as mulheres participaram de um retiro silencioso intensivo de sete horas. Elas também tiveram, durante toda a pesquisa, a tarefa de meditar por 30 minutos diariamente e praticar técnicas de alimentação consciente durante todas as refeições.

Os resultados do estudo mostraram que as mulheres que aprenderam a identificar os seus sinais corporais e conseguiram reduzir os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) tiveram as maiores reduções de gordura abdominal.

A pesquisa foi publicada no Jounal of Obesity.

Fonte: UPI 12 de dezembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários