Notícias de saúde

A atividade nervosa influencia o sucesso da dieta?

09 de dezembro de 2011 (Bibliomed). O ritmo da sua atividade cerebral pode influenciar o sucesso da sua dieta? De acordo com uma nova pesquisa desenvolvida na Austrália, esse é um fator interessante, que pode ajudar cientistas a compreenderem por que algumas pessoas emagrecem mais facilmente do que outras. O estudo mostra que indivíduos que conseguiram perder peso têm a atividade nervosa em repouso significativamente mais alta, quando comparados a pessoas que não atingiram esse objetivo.

A pesquisadora Nora Straznicky, do instituto Baker IDI Heart & Diabetes, onde o estudo foi desenvolvido, afirma que o sistema nervoso simpático está distribuído em todo o corpo, regulando de forma subconsciente muitas funções fisiológicas, como o controle da taxa metabólica em repouso e dissipação de calorias após a ingestão de alimentos.

Ela explica que através de um experimento com 42 pessoas obesas ou com sobrepeso “nós demonstramos pela primeira vez que a atividade nervosa simpática de músculos em repouso é um previsor independente significativo de resultados de perda de peso em um estudo de participantes obesos ou com sobrepeso”.

“Nossos resultados fornecem duas oportunidades. Primeiro, nós podemos conseguir identificar aquelas pessoas que se beneficiariam mais de intervenções de perda de peso e de (mudanças) de estilo de vida. Segundamente, os resultados podem também ajudar no desenvolvimento de tratamentos de perda de peso através de estímulos dessa atividade nervosa específica”, completa Straznicky.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Fonte: UPI 7 de dezembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários