Notícias de saúde

Você usa seu smartphone compulsivamente?

27 de julho de 2011 (Bibliomed). Com a popularização dos smartphones, algumas pessoas estão desenvolvendo hábitos obsessivos e repetitivos de acessar os aparelhos em busca de novas mensagens, emails, notícias etc.

De acordo com um estudo desenvolvido no Instituto de Informação e Tecnologia de Helsinki (Finlândia), uma ‘checagem’ típica do aparelho (busca por atualizações) dura menos de 30 segundos, sendo o destrave da tecla de segurança e o acesso a um único aplicativo.

Os pesquisadores dizem que ficaram surpresos em perceber que pessoas checam seus smartphones várias vezes ao longo do dia e que uma parte considerável do uso do aparelho é constituída apenas dessa prática.

O estudo mostrou que as checagens não acontecem de forma aleatória, e dependem de certos contextos que os desencadeiam, como durante o deslocamento de casa para o trabalho ou quando a pessoa está entediada.

Mesmo com a prevalência das checagens, os usuários desses telefones não viram a atividade como um vício, e sim como uma irritação ou um exagero de uso do telefone.

A preocupação dos cientistas é que as pessoas passem a estar sistematicamente distraídas do que está acontecendo ao seu redor se criarem o hábito de checarem seus telefones sempre que se entediarem.

“Hábitos são comportamentos automaticamente desencadeados e comprometem o controle mais consciente que algumas situações requerem; e estudos já estão começando a associar o uso do smartphone a péssimas consequências, como acidentes de carro e equilíbrio ruim entre trabalho e vida (social). Infelizmente, como décadas de trabalho em psicologia mostram, hábitos não são fáceis de mudar”, afirma Antti Oulasvirta, pesquisador do instituto.

O estudo foi publicado no periódico Personal and Ubiquitous Computing.

Fonte: UPI 25 de julho de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários