Notícias de saúde

Incensos e velas não aliviam estresse em negras

15 de julho de 2011 (Bibliomed). Para mulheres afro-americanas, o uso de incensos e velas como uma forma de lidar com o estresse pode não ter o efeito pretendido. Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul (EUA) desenvolveram um estudo que avaliou diversos métodos de controle de estresse relacionado à raça em mulheres afro-americanas.

As estratégias foram distribuídas em algumas categorias: coletiva, buscando apoio dentro da comunidade em que a mulher está inserida; cognitiva, buscando apoio emocional em pessoas que poderiam fazê-las rir ou se sentirem mais felizes; espiritual, rezando e procurando conforto na religião; e ritual, acendendo velas ou incensos.

De acordo com o estudo, as atitudes que se encaixavam na categoria ‘ritual’ aumentavam os níveis de estresse nas mulheres.

De acordo com a pesquisadora Tawanda Greer, as mulheres afro-americanas “são particularmente vulneráveis aos impactos do estresse relacionado à raça, devido às suas identidades socialmente construídas como afro-americanas e como mulheres”.

Para uma maior compreensão da forma como o estresse afeta mulheres desse grupo e também para o desenvolvimento de estratégias de controle, é essencial que pesquisadores compreendam como as mulheres lidam cotidianamente com esse sentimento e com os desafios de raça e gênero.

O estudo foi publicado em Psychology of Women Quarterly.

Fonte:UPI 13 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários