Notícias de saúde

Poluição do ar pode levar a problemas de aprendizagem

06 de julho de 2011 (Bibliomed). A exposição prolongada à poluição do ar pode levar a mudanças físicas no cérebro, bem como provocar problemas de aprendizagem e memória e até depressão. Quem afirma são pesquisadores da Ohio State University, nos Estados Unidos.

Primeiro estudo a longo prazo para mostrar o impacto negativo dos poluentes sobre o cérebro, a pesquisa foi realizada com ratos e mostrou que o ar poluído tem efeito nocivo também sobre o coração e os pulmões.

"Os resultados sugerem a exposição prolongada ao ar poluído pode ter efeitos negativos visíveis sobre o cérebro, o que pode levar a uma variedade de problemas de saúde", diz Fonken. "Isso pode ter implicações importantes e preocupantes para as pessoas que vivem e trabalham em áreas urbanas poluídas do mundo", completa.

Estudos anteriores mostravam que as partículas finas de ar provocam a inflamação generalizada do organismo, o que pode ser associado à pressão arterial elevada, diabetes e obesidade.

Os ratos foram expostos ao ar poluído ou filtrado ao longo de 10 meses, e uma serie de testes comportamentais foram realizados com os animais. Aqueles que foram expostos ao ar poluído mostraram mais dificuldades em testes de memória e aprendizagem, além de apresentarem comportamento mais depressivo do que os ratos que ficaram expostos ao ar filtrado.

O estudo foi publicado na revista Molecular Psychiatry.

Fonte: EurekAlert!, 05 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários