Notícias de saúde

Academia virtual ajuda a emagrecer

08 de junho de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores dos Estados Unidos dizem que frequentar academia em universos virtuais, como na rede social Second Life, pode ajudar pessoas obesas a perder peso na vida real.

Para chegar a essas conclusões, cientistas da Universidade de Indiana realizaram um estudo com participantes de dois programas de emagrecimento com duração de 12 semanas - um real e um online - e descobriram que todos perderam a mesma quantidade de peso.

Foram realizadas reuniões semanais com os participantes dos dois grupos, que receberam informações nutricionais e orientação sobre atividade física e hábitos saudáveis.

Um dos grupos, no entanto, se reunia em uma comunidade online de perda de peso no Second Life chamada Club One Island, que ajudou a desenvolver a pesquisa. No final do experimento, os participantes dos dois grupos perderam, em média, 4,5 quilos.

Quando analisados quanto à adoção de hábitos saudáveis, os participantes do grupo que utilizava a rede social demonstraram estar comendo de maneira mais saudável e fazendo mais atividades físicas.

Os cientistas acreditam que a confiança e a motivação adquirida no ambiente virtual ajudam os participantes a atingirem seus objetivos na vida real. "O programa virtual foi pelo menos tão benéfico quanto o programa tradicional e, em alguns casos, mais eficiente. Ele tem o potencial de atingir pessoas que normalmente não iriam a uma academia por causa de suas limitações, como falta de tempo ou desconforto com o ambiente", afirmam os especialistas.

Fonte: Diário da Saúde, 07 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários