Notícias de saúde

Celular pode causar câncer

02 de junho de 2011 (Bibliomed). A Organização Mundial da Saúde (OMS), através de sua Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, advertiu a população de que o uso de celulares pode aumentar o risco de surgimento de tumores no cérebro. O aviso foi feito após 31 especialistas revisarem estudos médicos sobre o assunto, e concluírem que o uso dos aparelhos é “possivelmente cancerígeno”.

Segundo os cientistas, a analise dos estudos considerados por eles relevantes sobre o uso de telefones celulares e a exposição à radiação dos mesmos, mostrou a possibilidade do desenvolvimento de tumores no cérebro, mas ressaltam que não podem afirmar categoricamente que os celulares causem câncer em humanos. Para isso, são necessárias mais pesquisas sobre o tema.

O tipo de tumor que o uso de aparelhos celulares pode causar é chamado neuroglioma. De acordo com a OMS, se for comprovada a tese de que os aparelhos podem provocar cancer, esse será um problema de saúde pública, já que existem cerca de cinco bilhões de celulares em uso no mundo.

"Dadas as possíveis consequências para saúde pública desta classificação, é importante que sejam feitas mais pesquisas sobre o uso pesado e a longo prazo de celulares", disse Christopher Wild, diretor da agência. "Dependendo da disponibilidade desta informação, é importante adotar medidas pragmáticas para reduzir a exposição, como dispositivos hand-free”, completa.

Fonte: Diário da Saúde, 01 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários