Notícias de saúde

Nova técnica pode acabar com o desconforto da colonoscopia

28 de abril de 2011 (Bibliomed). A colonoscopia é o exame mais apropriado para a procura de câncer de cólon, mas a prática pode ser muito desconfortável e até mesmo dolorosa. Pesquisadores da Universidade Tuft (EUA)desenvolveram uma técnica que pode reduzir esse desconforto sentido pelo paciente sem comprometer a exatidão do exame.

Durante a colonoscopia, o endoscópio é inserido no cólon e movimentado para que o profissional possa examinar o paciente. A ponta pode colidir com a parede do cólon, impossibilitando essa movimentação. À medida que o profissional aplica mais pressão no cabo, este pode se enrolar, dificultando o exame e causando dor.

Os pesquisadores da universidade desenvolveram uma técnica em que o endoscópio é equipado com sensores de fibra ótica e eletrônicos digitais que permitem que o médico veja o posicionamento do endoscópio e a sua forma em um monitor, melhorando a “navegabilidade” do equipamento. A professora Caroline G.L. Cão explica que assim “os médicos terão uma forma de ver em tempo real como o escopo está se movimentando dentro do corpo do paciente. Se o escopo começa a se enrolar, eles verão isso instantaneamente e poderão fazer ajustes para endireitá-lo”.

As chances de cura do câncer de cólon são altas quando a doença é diagnosticada cedo. Apesar disso, esse tipo de câncer é a terceira maior causa de mortes relacionadas a câncer nos Estados Unidos.

A universidade está avaliando a comercialização do protótipo e buscando patrocínio.

A pesquisa foi publicada no periódico Optical Engineering.

Fonte: EurekAlert! 27 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários