Notícias de saúde

Doenças neurodegenerativas podem reduzir sensação de vergonha

19 de abril de 2011 (Bibliomed). Doenças neurodegenerativas – como as doenças de Parkinson e Huntington -são condições que causam danos ao cérebro. Dependendo da região afetada pela doença, o comportamento e as atitudes da pessoa podem sofrer mudanças.

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade da Califórnia (EUA) desenvolveu um experimento para avaliar o sentimento de vergonha em 21 pessoas que tinham cérebros saudáveis e 58 pessoas que sofriam de doenças neurodegenerativas. Os cientistas filmaram os participantes enquanto eles cantavam a música ‘My Girl’, da banda The Temptations. Essas imagens foram depois exibidas à pessoa, com o objetivo de que elas se sentissem envergonhadas por suas performances.

“Em pessoas saudáveis, assistir a si mesmos cantando causa uma reação de vergonha considerável”, explica a pesquisadora Virginia Sturm. Já os participantes que tinham sofrido danos cerebrais no córtex frontal causados por doenças não tiveram a mesma reação. Através de ressonâncias magnéticas, os cientistas viram que o quão menor era a área no cérebro responsável por essa sensação, menor era o sentimento de vergonha.

“Não é como se eles não tivessem reações emocionais. Mas não sentir vergonha é um sinal de aviso. Emoções como a vergonha são particularmente vulneráveis em doenças neurodegenerativas que afetam os lóbulos frontais” diz Sturm.

Os autores da pesquisa esperam que sua descoberta possa ajudar médicos, enfermeiros e familiares a identificarem sinais de demência, auxiliando o tratamento e diagnóstico.

Fonte: WebMD 15 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários