Notícias de saúde

Jovens homossexuais têm mais chances de se suicidarem

19 de abril de 2011 (Bibliomed). Uma nova pesquisa desenvolvida na Universidade Columbia (EUA) sugere que um ambiente social negativo está associado ao aumento de risco de suicídio entre jovens lésbicas, gays ou bissexuais (LGB).

“Quando comunidades apóiam seus jovens gays, e escolas adotam políticas anti-bullying e anti-discriminação que especificamente protegem a juventude lésbica, gay e bissexual, os riscos de tentativa de suicídio entre todos os jovens diminuem, especialmente para a juventude LGB”, explica Mark L. Hatzenbuehler, um dos autores da pesquisa.

A pesquisa analisou dados de aproximadamente 32.000 estudantes americanos. Os jovens LGB que participaram do estudo mostraram ter cinco vezes mais probabilidades de tentarem o suicídio do que os heterossexuais. Mas o ambiente onde essas pessoas vivem é determinante para essa estatística. Em locais que prestavam maior apoio à comunidade LGB, os riscos de suicídio entre esses jovens diminuía em 25%, quando comparados a jovens que vivem em locais que não prestam esse auxílio.

Nos Estados Unidos, o suicídio é a terceira causa mais frequente de morte entre pessoas de 15 a 24 anos. Porém as taxas de suicídio entre jovens LGB são significativamente maiores do que entre jovens heterossexuais.

Os autores da pesquisa acreditam que suas descobertas podem ajudar educadores, pais e profissionais da saúde a encontrarem formas de evitar o suicídio entre jovens LGB. Eles acreditam também que a pesquisa mostra que muitas comunidades e escolas estão seguindo o caminho oposto, favorecendo a intolerância e o preconceito. “Este estudo mostra que a criação de ambientes em escolas que são bons para a juventude gay pode levar a melhores resultados de saúde para todos os jovens”, completa Hatzenbuehler.

Fonte: EurekAlert! 18 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários