Notícias de saúde

Crianças não se exercitam o suficiente, aponta estudo

18 de abril de 2011 (Bibliomed). Novo estudo, conduzido pela YMCA americana, mostra que 74% das crianças de 5 a 10 anos não se exercitam o tanto que deveriam. A recomendação médica é que crianças nessa idade pratiquem atividades físicas diariamente, durante 60 minutos.

A pesquisa entrevistou mais de 1.600 pais, que prestaram informações quanto ao cotidiano, atividades e ambiente familiar.

Dos pais entrevistados, apenas 15% disseram que a saúde era a maior preocupação em relação aos seus filhos. A pesquisa mostrou que a maioria dos pais preferia passar tempo assistindo TV com seus filhos ou jogando videogames. Alguns dos motivos dados pelos entrevistados para justificar a falta de atividades físicas das crianças foram que tecnologias como celulares e computadores distraiam a família, e que atividades extra-curriculares realizadas fora da escola são caras demais.

Lynne Vaughan da YMCA diz que os pais estão encontrando problemas para disponibilizarem tempo e dinheiro para que seus filhos façam exercícios físicos. Porém, ela explica que não é preciso muito tempo e dinheiro para que a pessoa seja ativa. Concursos de dança, visitas a parques, passeios de bicicleta e skate são atividades divertidas e que a família pode praticar junta.

Estudos mostram que nos Estados Unidos as taxas de obesidade infantil têm aumentado, assim como as de doenças crônicas. O estudo afirma que a saúde dos filhos deve ser prioridade na vida da família. Vaughan afirma que os pais devem “começar a fazer escolhas mais saudáveis em casa, para que (as crianças) possam levar vidas mais longas, saudáveis e felizes”.

Fonte: WebMD 14 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários