Notícias de saúde

Prática de exercícios após vacina pode aumentar anticorpos

14 de março de 2022 (Bibliomed). Noventa minutos de exercícios leves a moderados diretamente após a vacinação contra gripe ou COVID-19 podem aumentar a resposta de anticorpos, aponta estudo realizado pela Iowa State University, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores estudaram o efeito de 90 minutos de caminhada ao ar livre, corrida, ciclismo em uma bicicleta ergométrica ou outro exercício aeróbico após dois tipos diferentes de vacinas contra influenza ou vacina pós-Pfizer-BioNTech COVID-19. Para tal, eles designaram um grupo de voluntários para fazer 90 minutos de exercício logo após a imunização e outro grupo para evitar o exercício e seguir sua rotina diária.

Os resultados mostraram um aumento da resposta de anticorpos nas quatro semanas seguintes em participantes que fizeram os 90 minutos de exercício em comparação com aqueles aconselhados a não se exercitar no primeiro dia de vacinação. Os pesquisadores também testaram se haveria o mesmo resultado com 45 minutos de exercício, mas descobriram que não era suficiente.

Os autores explicam que a prática de exercícios após a vacinação pode beneficiar o sistema imunológico porque aumenta o fluxo sanguíneo e linfático para ajudar a circular as células imunológicas e, à medida que se movem, é mais provável que detectem algo estranho. Além disso, eles ressaltam que os benefícios foram identificados em pessoas com diferentes condicionamento físico e peso.

Fonte: Brain, Behavior and Immunity. DOI: 10.1016/j.bbi.2022.02.005.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários