Notícias de saúde

Atividade física é opção mais saudável do que medicamentos para controle de diabetes

23 de março de 2011 (Bibliomed). Existem medicamentos que podem ser usados para controlar os níveis de açúcar no sangue, e apesar de eles existirem até mesmo em formas genéricas mais baratas, as pessoas se esquecem que a melhor forma de controlar e prevenir diabetes é manter uma dieta saudável e realizar atividades físicas regularmente.

Um estudo recente desenvolvido na Johns Hopkins School of Medicine comparou medicamentos antigos usados para controlar diabetes e as novas fórmulas que apareceram recentemente no mercado. A metformina mostrou ser o medicamento estudado na pesquisa que mostrou ser mais eficiente e apresentar menos efeitos colaterais – quando comparado a remédios como Avandia e Actos, fórmulas mais recentes que foram associadas a ataques cardíacos e câncer de bexiga, respectivamente.

Apesar da boa análise da metformina, vale lembrar que a melhor forma de controlar a diabete pode exigir mais esforços do que simplesmente tomar um comprimido, mas é mais saudável e benéfica. 30 minutos diários de exercício e alimentação controlada unidos ao acompanhamento psicológico do paciente são atitudes que regulam a doença sem expor a pessoa aos efeitos adversos da medicação. A dica da alimentação e atividade física também vale para quem não desenvolveu a doença ainda, mas quer se prevenir.

É bom que a pessoa saiba que tem opções. Caso os exercícios e atividades - que devem ser o tratamento preferencial - não sejam suficientes, existem os medicamentos que podem tratar o paciente.

Fonte: Live Science 21 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários