Notícias de saúde

Teste Pulmonar Indica Longevidade

NOVA YORK (Reuters Health) - Um teste pulmonar simples prediz, com exatidão, a chance de uma pessoa ter uma vida longa, de acordo com um estudo divulgado na edição de setembro da publicação Chest.

O teste, chamado FEV1, mede a quantidade de ar que uma pessoa pode exalar, com força, durante o período de um segundo, de acordo com Holger Schunemann, da Escola de Medicina e Ciências Biomédicas, da Universidade Estadual de Nova York, em Buffalo, e associados.

Em um estudo, os pesquisadores aplicaram o FEV1 em 554 homens e 641 mulheres e os acompanharam durante 29 anos. Nesse período, 55 por cento dos homens e 43 por cento das mulheres morreram de diversas causas, com doenças cardíacas predominando como causa de morte.

As pessoas que tiveram o FEV1 mais baixo estavam cerca de duas vezes mais propensas a morrer durante o estudo, comparadas àquelas com o FEV1 mais alto. O mesmo acontecia após os pesquisadores levarem em consideração fatores que afetam o FEV1, como idade, fumo e peso.

Aqueles com o menor FEV1 pareciam estar mais propensos a morrer de doenças cardíacas do que pessoas com capacidade pulmonar mais alta.

"Os resultados deste estudo confirmam pesquisas anteriores de que a função pulmonar é um fator de risco independente da mortalidade de todas as causas geral e mortalidade (de doenças cardíacas) e sugerem que este risco é evidente por períodos mais longos do que aqueles estudados até agora", concluem os cientistas.

Não se sabe ainda se a associação entre o FEV1 mais baixo e as taxas de morte mais altas representa uma relação de causa e efeito.

"Há uma urgência para conseguir uma melhor compreensão da relação da função (pulmonar) debilitada com doenças para tomar medidas preventivas", disseram os pesquisadores.

Até lá, os cientistas sugerem que essa simples medida da função pulmonar seja incorporada na avaliação da saúde geral de pacientes.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários