Notícias de saúde

Falar mais de uma língua exercita o cérebro

21 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Falar mais de uma língua pode melhorar a função cerebral e exercitar o cérebro. Uma pesquisa recente afirma que bilíngues são mais hábeis em certas tarefas do que pessoas que falam apenas um idioma.

As habilidades dos bilíngües permitem que eles consigam priorizar tarefas, trabalhar em múltiplos projetos e tenham melhores performances em atividades como editar informações irrelevantes e focar no que é realmente importante. Bilíngues conseguem trocar de uma língua para a outra facilmente quando estão conversando com outros bilíngues e usam frases ou expressões em ambas as línguas, dependendo de qual expressar melhor o que querem dizer. Porém, um bilíngüe experiente não faz o mesmo quando conversa com alguém que fala somente uma língua.

Judith Kroll (Center for Language Science, EUA) afirma que “o bilíngue é de alguma forma capaz de negociar entre a competição das línguas. A especulação é que essas habilidades cognitivas vêm desse malabarismo de línguas”.

Ellen Bialystok, da Universidade York no Canadá, também estuda os benefícios que falar mais de uma língua pode trazer para o cérebro. De acordo com ela, pessoas de todas as idades são beneficiadas pelo aprendizado de uma língua estrangeira. Crianças bilíngues têm melhores performances em certas atividades como priorização de tarefas. Também existem indícios de que as habilidades mentais mais desenvolvidas dos bilíngues mais velhos podem protegê-los contra problemas associados ao envelhecimento, como demência e Mal de Alzheimer.

Kroll explica que falar duas línguas não faz com que uma pessoa seja necessariamente mais inteligente ou um melhor aprendiz. “Bilíngues simplesmente adquirem tipos específicos de perícia que os ajudam a realizar tarefas difíceis e ignorar informações irrelevantes”, ela diz.

Fonte: EurekAlert! 18 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários