Notícias de saúde

Óleo de lavanda contra micoses

16 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Coimbra, em Portugal, descobriram que o óleo de lavanda pode ser usado para combater o crescente número de infecções resistente a outros antifúngicos. Entre as infecções que o óleo se mostrou eficiente no combate estão aquelas que atacam a pele e as unhas, como o pé-de-atleta.

Produzido a partir da Lavandula viridis, arbusto que cresce no sul do país, o óleo de lavanda destilado é potente antimicrobiano e antioxidante. Amplamente utilizados pela indústria cosmética e alimentícia, os óleos derivados essenciais destilados do gênero Lavandula também têm efeitos calmantes e antiespasmódico. Testado contra uma variedade de fungos patogênicos, mostrou-se eficiente no combate a várias formas de cepas patogênicas da pele, conhecidos como dermatófitos, e contra várias espécies de Candida.

Algumas espécies de Candida podem co-existir com o organismo sem causar maiores danos. Contudo, algumas pessoas podem desenvolver a candidíase mucocutânea. Em pacientes imunocomprometidos, a Candida pode provocar infecções graves se as células fúngicas alcançarem a corrente sanguinea.

Hoje, existem poucos tipos de drogas antifúngicas utilizadas no tratamento de infecções, e as que estão disponíveis muitas vezes têm efeitos secundários. Segundo Lígia Salgueiro e Eugênia Pinto, autoras da pesquisa, é necessário a descoberta de novos fungicidas, uma vez que o número de doenças causadas por fungos vem aumentando. "Nos últimos anos tem havido um aumento na incidência de doenças fúngicas, particularmente entre pacientes imunocomprometidos," dizem. "Infelizmente, há também aumento da resistência a drogas antifúngicas. Nossa pesquisa e outras que estão sendo desenvolvidas mostram que os óleos essenciais podem ser uma alternativa barata e eficaz, além de que têm efeitos colaterais mínimos".

Fonte: Journal of Medical Microbiology, 14 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários