Notícias de saúde

Estudo dá dicas de como reconhecer remorso verdadeiro ou falso nas pessoas

11 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). É comum que pessoas finjam sentir emoções que não são sinceras, mas é possível detectar a mentira? De acordo com um estudo publicado no periódico americano Law and Human Behavior, quando a pessoa finge o remorso, demonstra o sentimento através de atitudes muito diferentes das de alguém que realmente se sente arrependida.

Os pesquisadores analisaram expressões corporais, verbais e faciais de 31 estudantes universitários canadenses. O comportamento dos participantes foi observado de acordo com sensações de arrependimento verdadeiro ou falso. O experimento foi filmado e mais de 300.000 frames de vídeo foram analisados.

Os resultados mostraram que os participantes que estavam fingindo seu remorso mostraram mais de sete emoções. Eles mostraram sentir felicidade, tristeza, medo, nojo, raiva, surpresa e contentamento, sendo que aqueles que realmente estavam arrependidos não demonstraram o mesmo. Os mentirosos também hesitavam mais durante a fala e alternavam mais rapidamente entre uma emoção e outra.

Os autores do estudo dizem que a pesquisa é pioneira e pode alterar como certas decisões são tomadas, por exemplo, no âmbito legal onde os sentimentos verdadeiros da pessoa são levados em conta. “Nosso estudo é o primeiro a investigar remorso falso e genuíno em busca de sugestões comportamentais que possam ser indicativas de engano. Identificar sugestões confiáveis pode ter implicações práticas consideráveis – por exemplo para psicólogos forenses, oficiais de condicional e pessoas que tomam decisões legais que precisam avaliar a veracidade de demonstrações de remorso”, diz a autora Leanne Ten Brinke.

Fonte: Science Daily 9 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários