Notícias de saúde

Estereótipos negativos afetam escolhas financeiras de mulheres

27 de janeiro de 2011 (Bibliomed).  Estereótipos como os de que as mulheres são irracionais e ilógicas são comuns, mas eles podem afetar a população feminina mais do que o esperado. Cientistas americanos desenvolveram uma série de experimentos para tentar definir se a forma como mulheres fazem escolhas financeiras pode ser afetada quando elas são vistas de forma negativa.

Nos experimentos desenvolvidos, voluntários completaram uma série de tarefas que analisavam e mediam suas escolhas quanto a decisões financeiras. Os cientistas alteraram se os participantes tinham estereótipos negativos em relação às mulheres ou não.

Os resultados apontaram que quando não se fez referência ao estereótipo negativo, as decisões financeiras de ambos os sexos foram as mesmas. Mas quando os participantes eram informados dos estereótipos, as mulheres se tornaram mais cautelosas, escolhendo investimentos mais lucrativos e procurando evitar riscos e perdas. Os homens participantes da pesquisa, quando informados de estereótipos positivos, fizeram escolhas mais arriscadas.

Os resultados do experimento mostram que anedotas antigas sobre as diferenças nas decisões tomadas por homens e mulheres podem ser resultado dos estereótipos, e não sua base. Priyanka B. Carr, da Universidade de Stanford (que co-escreveu o estudo com Claude M. Steele, da Universidade de Columbia) diz que evitar “batalhas” entre os sexos e evitar definir estereótipos para mulheres pode ser interessante para ambos os sexos. “Nosso argumento é que as decisões das pessoas e suas escolhas financeiras não deveriam ser oprimidas pela definição de estereótipos”.

Fonte: Association for Psychological Science. 8 de dezembro de 2010.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários