Notícias de saúde
04 de janeiro de 2011 (Bibliomed).Um estudo realizado recentemente na Suécia traz más notícias para as mulheres que adoram um churrasco. Realizada pelo renomado Instituto Karolinska, a pesquisa com mais de 30 mil mulheres de 39 a 73 anos de idade indicou que aquelas que consomem maiores quantidades de carnes vermelhas - pelo menos 102 gramas por dia - seriam 42% mais propensas a sofrer um derrame, comparadas àquelas que comem menos de 25 gramas diários.
De acordo com os pesquisadores, a alimentação rica em carnes vermelhas é associada a diversos problemas de saúde, incluindo maior risco de alguns tipos de câncer, doença cardíaca e pressão alta. E os resultados do novo estudo “sugerem que o consumo de carnes vermelhas e carnes processadas podem aumentar os riscos de infarto cerebral em mulheres”.
Durante 10 anos, 1.680 participantes (4% das voluntárias) tiveram derrame, principalmente causado pelo bloqueio de uma artéria que leva sangue ao cérebro - conhecido como “infarto cerebral”. E, dividido as mulheres em grupos de acordo com a quantidade de carne consumida diariamente, os especialistas notaram que a ingestão de mais de 85 g por dia estava associado a 22% mais chances de sofrer derrame, em relação ao consumo de menos de 36 g de carne por dia. Além disso, a ingestão excessiva de carnes processadas (41 g, comparado a 12 g), como o presunto, foi associada a 24% maiores riscos.
Publicados na edição de dezembro da revista científica Stroke, os resultados indicaram, ainda, que o consumo de carnes vermelhas não estava associado a outros tipos de derrame, senão o “infarto cerebral”. E, segundo os pesquisadores, outros tipos de carne, como o frango, não foram relacionados a nenhum tipo de acidente vascular cerebral.
Embora não estejam muito claras as razões exatas para essa relação entre uma dieta rica em carnes vermelhas e processadas e o risco de derrame, diversos mecanismos são apontados como responsáveis por isso. Um deles é que a ingestão excessiva desses tipos de carne pode aumentar a pressão arterial, principal causa do derrame. Além disso, o ferro contido nas carnes vermelhas poderia acelerar a produção de radicais livres, que danificam os tecidos. Entretanto, mais estudos são necessários para confirmação.
Fonte: Stroke. 16 de dezembro de 2010.
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também