Notícias de saúde

Nações em Desenvolvimento Devem Ser Alvo do Combate à Aids

Por Alicia Ault

BALTIMORE (Reuters Health) - O diretor-executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids), Peter Piot, fez um apelo dirigido a alguns dos principais pesquisadores mundiais sobre Aids para que redirecionem seus esforços e ajudem as pessoas afetadas pelos vírus em países em desenvolvimento.

O diretor do Unaids, repreendeu a elite de pesquisadores por estar muito voltada para o passado com soluções que fazem sentido apenas na prevenção, diagnóstico e tratamento de Aids no mundo ocidental.

Piot fez as declarações, na segunda-feira durante o encontro internacional do Institute for Human Virology, organizado pelo diretor da instituição, Robert Gallo. "Questões que são relevantes para o mundo em desenvolvimento não têm sido mencionadas", disse Piot.

Ele também pediu aos cientistas que sejam mais parceiros dos colegas em países em desenvolvimento na África e Ásia, onde a Aids está ameaçando eliminar até 25 por cento da população e deixar milhões de crianças órfãs.

O diretor do Unaids acredita que no rastro da atenção dada pela Assembléia do Milênio das Nações Unidas, na semana passada, a Aids finalmente ganhou notoriedade como uma ameaça à economia e estabilidade do mundo.

Conforme Piot, durante a Assembléia da Organização das Nações Unidas (ONU), quase todos os líderes mundiais mencionaram a doença durante os cinco minutos que tiveram para falar.

"A Aids figurou com proeminência como um dos maiores assuntos globais deste século", disse Piot.

O diretor do Unaids disse aos seus colegas que a influência política estava começando a se deslocar para o lado deles, o que significa que mais pesquisas seriam feitas no esforço de prevenção e tratamento da Aids.

Piot informou que ainda existem muitos líderes que se recusam a acreditar no que a ciência diz -- por exemplo, que a educação sexual, a distribuição do preservativo e os programas de troca de agulhas podem frear a disseminação do vírus sem levar à promiscuidade ou ao maior uso de drogas.

Para Piot, é dos cientistas a tarefa de convencer esses líderes e "falar publicamente, para que prevaleça a evidência baseada na ciência".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários