Notícias de saúde

Exames oftalmológicos podem indicar pacientes infectados pelo HIV, segundo especialistas

01 de dezembro de 2010 (Bibliomed). Além dos métodos convencionais de identificação do vírus da aids, algumas disfunções do organismo, incluindo problemas nos olhos, podem indicar a presença do HIV. Por essa razão, segundo especialistas do Hospital Oftalmológico de Brasília, alguns pacientes podem ser surpreendidos pelo diagnóstico soropositivo em exames oftalmológicos, principalmente para o tratamento das lesões oculares conhecidas como uveítes.

Essas lesões são marcadas por inflamação de um ou todos os segmentos da úvea, que é composta pela íris (parte mais visível e colorida do olho), corpo ciliar (estrutura vascular do olho que produz o líquido transparente no globo ocular) e coroide (camada de vasos sanguíneos e tecido conjuntivo entre a esclera - parte branca do olho - e a retina). E podem ser de natureza infecciosa ou causadas por doenças que comprometem a imunidade do paciente - como a aids - e as autoimunes - como o lúpus e a artrite reumatoide.

"Há casos de doenças oculares, como as uveítes, por exemplo, que ocorrem em pacientes com imunidade comprometida”, destaca o oftalmologista Victor Saques Neto. "No caso dos pacientes com aids, o organismo fica imunodeprimido e mais suscetível a lesões oportunistas que podem atingir os olhos. Essas lesões atingem tanto a região da úvea, quanto outras estruturas oculares", esclarece o especialista.

De acordo com o oftalmologista, as uveítes normalmente vêm acompanhadas de dor, vermelhidão, fotofobia e baixa visual. E o primeiro passo no diagnóstico é a identificação do agente causador, para indicação do tratamento adequado, inclusive no caso de soropositivos. "É preciso identificar o que causa a inflamação e apontar o tratamento direcionado para esse agente. O sucesso do tratamento em pacientes portadores do vírus HIV depende de seu quadro imunológico e é feito em parceria com um infectologista", conclui o especialista.

Fonte: ATF Comunicação Empresarial. Press release. 26 de novembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários