Notícias de saúde

A idade ao diagnóstico de câncer em pacientes com AIDS é a mesma da população geral para a maioria dos tipos de câncer

25 de novembro de 2010 (Bibliomed). Estudos têm relatado idades jovens no diagnóstico de câncer em pessoas infectadas pelo HIV e têm sugerido que o HIV acelera a carcinogênese. No entanto, esses estudos não levam em conta as diferenças na estrutura etária da população. 

Pesquisadores do National Cancer Institute compararam as idades no momento do diagnóstico de tipos de câncer não associados à AIDS, após o ajuste para diferenças de idade e outras características demográficas entre essas populações. 

Participaram do estudo 212.055 pessoas com AIDS. A idade no momento do diagnóstico para a maioria dos tipos de câncer foi aproximadamente 20 anos menor entre as pessoas com AIDS. No entanto, após o ajuste para diferenças nas populações em risco, a idade média ao diagnóstico da AIDS e população em geral não diferiram para a maioria dos tipos de câncer (por exemplo, cólon, próstata ou câncer de mama, todos P> 0,100). Em contraste, as idades ao diagnóstico de câncer de pulmão (media de 50 VS 54 anos) e câncer anal (media de 42 VS 45 anos) foram significativamente menores em pessoas com AIDS do que o esperado na população geral (P <0,001), e a idade ao diagnóstico de linfoma de Hodgkin foi significativamente maior (media de 42 VS 40 anos, P <0,001). 

Os dados mostraram que para a maioria dos tipos de câncer, a idade ao diagnóstico é semelhante nos pacientes com AIDS e na população em geral, após o ajuste para as idades das populações em risco. Diferenças de idade modestas permaneceram para alguns tipos de câncer, o que podem indicar tanto a aceleração da carcinogênese pelo HIV ou exposição prévia a fatores de risco do câncer.

Fonte: The Annals of Internal Medicine, Volume 153, Number 7, 2010, Pages 452-460

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários